quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ATA DE REUNIÃO - 22 de Dezembro de 2010

Universidade Católica do Salvador – UCSal.
Federação do Movimento Estudantil de História – FEMEH.
Centro Acadêmico de História Carlos Marighella – CAHCAM.
Gestão Mútua Ação.
 
ATA DE REUNIÃO

Em 22 de dezembro de 2010, às 17h30, no Centro Acadêmico de História Carlos Marighella, foi realizada reunião ordinária com os estudantes de história da UCSal. Uilton iniciou pontuando as principais questões discutidas em Curitiba. Núbia inicia sua fala comunicando o CONEHI, que será realizado na UFS (Aracaju), nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011. Ressalta a necessidade de levarmos o acúmulo do GT de Pagas ao evento. Informa que no CONEHI a galera da UECE levará o projeto da “Proposta de plataforma política/organizativa para a Federação do Movimento Estudantil de História”. Uilton informa que no Seminário realizado em Curitiba a UCSal levantou propostas referentes ao GT de Pagas, todas recebidas em consenso entre os C.A.s e D.A.s presentes no evento. Sobre o ENADE, ele informou que também houve consenso entre as entidades no que se refere às especificidades das universidades particulares no processo do boicote à prova. Hallana, abordando outro tema, informou que os estudantes estão encontrando problemas para incluir as disciplinas complementares no sistema de matrícula. Alan mencionou que ele próprio foi vítima do problema sistêmico quando realizava sua PMA. Uilton destaca o processo de regularização curricular do MEC, que enviou suas determinações a todas as universidades, encontrando oposição no departamento da UFPR. O MEC reagiu declarando a irregularidade do curso de história da universidade insurgente. Uilton relata a existência de cinco currículos do curso de história da UCSal, incluso o curso de Patrimônio. Uilton relata que entre as discussões do Seminário foi abordada a necessidade de que as disciplinas de educação sejam ministradas por professores historiadores, em vez do que acontece atualmente. Uilton apresenta o documento que regulariza a dissociação dos currículos de Bacharelado e Licenciatura. Alan pergunta se o documento refere-se apenas ao curso de história, Núbia lhe responde que trata-se de todas as licenciaturas. Núbia apresenta a concepção sobre a função social do historiador presente no documento do MEC. Uilton apresenta a proposta de discutir na UCSal a posição do curso em relação à dicotomia do curso e, se for o caso, entrar com uma ação judicial contra a Instituição. Além disso, ele apresenta que um dos pontos do Seminário foi o ensino de história da África, que carece de um debate mais amplo para que não se corra o risco de cairmos numa visão eurocêntrica da história africana. Batista questiona a importância da unidade das duas habilitações em história, Alan lhe responde que é de interesse do movimento estudantil a unidade para que o professor tenha possibilidade de pesquisa e o bacharel tenha didática para expor seus trabalhos. Uilton complementa que há o risco do professor de história ser mero reprodutor de pesquisas do bacharel, estando alheio à produção do conhecimento acadêmico. Hallana cita a importância de todas as licenciaturas discutirem, juntas, as políticas do MEC e o posicionamento do movimento estudantil frente a essas medidas. Propõe uma reunião com um representante do MEC, professores e os vários cursos de licenciatura (proposta encaminhada). Alan propõe iniciar um GD de currículo (proposta encaminhada). Uilton então apresenta um outro ponto: a regularização da profissão. Informa que a FEMEH não mais posiciona-se contra a regularização. Núbia informa que o PLS do senador Paulo Paim está próximo de ser aprovado e destaca que seu projeto está fundamentado na visão distorcida do MEC em relação à função social do historiador. A FEMEH posiciona-se contra o PLS de Paim. Núbia aborda a necessidade de discutir-se a precarização do trabalho, do posicionamento dos C.A.s e D.A.s no debate. Uilton informa que apenas as pessoas que participarem do Pré-EREH terão acesso às vagas para o EREH. O EREH será realizado na UFS, Aracaju, entre 20 e 24 de abril de 2011; seu tema será “O papel da juventude na construção da história”. Foram discutidas estratégias financeiras para arrecadação de fundos, com a venda de cerveja no evento de comunicação que ocorrerá na UCSal no 1° semestre de 2011. Hallana informa que convenceu a professora Ialmar a colocar sua pasta no C.A., mas até o momento não houve respostas dos outros professores. Batista aponta a necessidade de um GP de finanças. Uilton responde à proposta que as estratégias financeiras fazem parte das reuniões ordinárias do C.A.. Núbia defende que a prioridade do CAHCAM no momento é o GT de Pagas. Uilton declara que a discussão do ENADE foi abandonada pela UNE. “Precisamos mesmo avaliar?”, foi uma questão levantada por um professor no Seminário de Curitiba, comenta Uilton. Núbia expõe que o boicote tem força de pressão, mas é preciso pensar em outras ações além dele. Ela comenta que a crítica ao ENADE dirige-se a sua avaliação estritamente conteudista, ignorando o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Uilton ressalta que é preciso estar atento aos prejuízos estudantis no ato do boicote, nas universidades particulares. Batista pergunta se há um debate político sobre o boicote no governo. Diego defende que a avaliação da qualidade do profissional de educação é uma questão que interessa especialmente a nós, enquanto sociedade civil, majoritariamente analfabeta funcional mas convicta de que a educação de qualidade é o único caminho verdadeiramente revolucionário; deve haver, portanto, um mecanismo que atenda à necessidade de avaliar a maturidade intelectual do educador. Uilton aborda um outro ponto, a abertura dos arquivos da ditadura. Núbia informa sobe a campanha da FEMEH a favor da abertura dos arquivos e da reunião que ocorrerá no dia 09/01/2011, às 19h; ela prossegue comunicando a proposta dos estudantes presentes no Seminário de Curitiba, de que haja um dia nacional pelos arquivos da ditadura, em junho. Núbia propõe a constituição de uma comissão para o GT de pagas e outra para o GT de currículo (proposta encaminhada). Os grupos então foram definidos, sendo o GT de pagas composto por Eliete, Uilton, Yan, Núbia e Hallana; e o GT de currículo formado por Batista, Diego, Uilton, Yan, Hallana e Alan. A primeira reunião do GT de pagas será realizada em 27/12 e o GT de currículo em 28/12, ambas tendo início às 15h. A próxima reunião do CAHCAM foi agendada para o dia 05/01/2011. Por fim, a palavra foi concedida a quem dela quisesse fazer uso e, não havendo manifestações, a sessão foi encerrada.

Salvador, 22 de Dezembro de 2010.

Redator da Ata: Diego Lustosa

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