quinta-feira, 17 de março de 2011

UM SALVE!!!

Saudações!

Calourada é o evento criado para recepcionar os calouros (como o próprio nome indica), todavia já há algum tempo contávamos com espaços vazios em suas palestras, mini-cursos (quando tinha) e principalmente na seção de comunicação. Porém em 2011.1 essa não foi a realidade da Calourada. Alunos da UCSal e de demais instituições da Bahia ocuparam os espaços e vivenciamos algo há muito não experimentado, e a fórmula para isso dar certo era a palavra de ordem “agitação e propaganda” que incentivou os alunos a ocuparem um espaço que é seu de direito.

E o que seria da calourada sem os calouros?

Confrontando a realidade histórica, esperávamos um número reduzido de calouros. Mas isso não desmotivou a preparação para um evento de qualidade. E que bom que essa idéia de qualidade foi mantida, pois os calouros, diferente dos anos anteriores, compareceram para o evento que foi a todo o momento pensado e construído para eles. Os calouros são diferentes ou enfim a calourada voltou a ser digna de ser ocupada?

Não entraremos no mérito, todavia existe algo diferente nos ares da Federação, e o CAHCAM sabe bem disto.

Pré-EREH (quem imaginou formação de base para o Encontro de Estudantes de História na UCSal?), campanha “devolva meu corredor”, NUCA’s – Núcleo de Centros e Diretórios Acadêmicos do Campus Federação... Entre outras mobilizações e eventos.

Aproveitando esse panfleto de agradecimento (SIM É UM...KKK) faz-se necessário fazer os devidos agradecimentos aos senhores(oras) da burocracia da UCSal ligada diretamente a Federação.

Sempre dispostos a ajudar aos marinheiros de primeira viajem, contávamos com a ajuda de Wilson (que já não está mais no quadro de funcionários da UCSal) de Telma, do professor Leite. E por falar em Leite, em uma reunião do CAHCAM o professor entrou e viu que estávamos lutando para ir para o Seminário de Formação Política da FEMEH e comentou: ”antigamente história ‘comandava’ aqui (Federação)”, talvez o momento de retomada do que o professor Leite chamou de “comando” esteja muito próximo, mas para isso temos que expurgar o vanguardismo, o messianismo. O C.A. de História da UCSal, o  famigerado CAHCAM, não é formado por um grupo de estudantes intelectuais que vão liderar uma mudança radical no curso. O C.A. é formado por estudantes. Estudantes que pensam em agregar mais estudantes e com isso construir uma luta coletiva, e ai sim sairemos da luta simplista de um grupinho de estudantes e seremos um coletivo exigindo mudanças, e a Calourada mostrou que o coletivo pode mudar, como já muda.

A tod@s aqueles que ajudaram a construir e usufruíram a primeira atividade oficial dentro da Universidade, nosso muito obrigado(a)

CAHCAM – Centro Acadêmico de História Carlos Marighella.
Gestão Mútua Ação. 2011.1

Sem comentários:

Enviar um comentário