quinta-feira, 5 de maio de 2011

Convite


FEMEH – FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA
CAHCAM – CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA CARLOS MARIGHELLA
GESTÃO MÚTUA AÇÃO


CONVITE


O CAHCAM – Centro Acadêmico de História Carlos Marighella e a FEMEH – Federação do Movimento Estudantil de História, vem por intermédio deste, convidar tod@s estudantes, para participarem de uma atividade que faz parte da Campanha Nacional pela Abertura dos Arquivos da Didatura da FEMEH, cujo tema é: “Porque abrir os arquivos da repressão? Debate acerca da importância de mobilização e luta pela abertura dos arquivos da ditadura”, o qual se realizará no dia 17 de maio de 2011, às 19:00 no auditório da Universidade Católica do Salvador – Campus Federação. Com a participação da Profa. Drª. Lucileide C. Cardoso – UFRB, o Grupo Tortura Nunca Mais-BA e o CAHCAM/FEMEH.

Pensar na abertura dos acervos da repressão nos faz refletir sobre amplas questões da nossa organização social, leva-nos a pensar sobre como o passado “nebuloso” da ditadura civil-militar ainda é em boa parte velado da discussão na sociedade brasileira, nos faz pensar sobre como vários crimes atrozes estão impunes com a conivência do Estado brasileiro. Significa que essa perseguição as lutadoras e lutadores no passado se faz refletir na forte criminalização dos movimentos sociais, da juventude e da pobreza presente hoje na sociedade brasileira. Faz agente refletir que não superamos completamente a ditadura militar e todos os seus horrores.


Já há algum tempo dentro da FEMEH, a pauta da abertura dos arquivos da ditadura vem tomando lugar protagonista e central na nossa formulação, para muitos é tida como pauta consensual e que é a ponta de lança de nossa ação. Após alguns anos de um bom acúmulo progressivo sobre a pauta, ela constitui nossa identidade enquanto federação. Entendemos que para construirmos uma campanha pela abertura dos arquivos da ditadura que consiga ter reflexos concretos dentro e fora da universidade é preciso nos juntarmos àqueles que também constroem no cotidiano a luta pela preservação dos direitos humanos, o direito a memória, a verdade e a justiça.



Atenciosamente,
 
CAHCAM – Centro Acadêmico de História Carlos Marighella
FEMEH – Federação do Movimento Estudantil de História

Sem comentários:

Enviar um comentário