sábado, 7 de maio de 2011

Convocatória CONEHI

FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA

CONVOCATÓRIA

A Coodenação Geral da Federação do Movimento Estudantil de História, FEMEH, vem por meio desta, convocar a todos os CA’s, DA’s e as demais entidades que compõe o Movimento Estudantil de História do Brasil, para o Conselho Nacional de Entidades de História (CONEHI) que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de junho na UFS, em Aracaju.

PAUTAS:

1. Informes; Espaço destinado aos informes das lutas das escolas, dos trabalhos dos Grupos de Trabalho (GTs) e das coordenações regionais. Seria interessante se as escolas já conseguissem enviar os informes de sua escola por escrito previamente, para facilitar a relatoria do ponto, bem como dinamizá-lo.

2. Campanha pela Abertura dos Arquivos da Ditadura; Esse ponto deverá fazer uma avaliação da campanha até aqui, bem como traçar perspectivas de como tocá-la, tanto em linhas políticas, quanto em ações concretas articuladas nacionalmente até o ENEH.

3. Avaliação da Semana de Mobilização da FEMEH; Foi encaminhado no CONEHI de dezembro de 2010 a realização de uma Semana Nacional de Mobilização da FEMEH, com a temática de problematizar o mundo do trabalho, a partir das condições de trabalho colocadas para o historiador. A avaliação da repercussão dessa atividade a nível nacional é importante para o prosseguimento dessas
discussões dentro da federação.

4. Avaliação dos Encontros Regionais 2011; Foram realizados nesse primeiro semestre de 2011 três encontros regionais: Norte, Nordeste e Sudeste. É importante conseguirmos construir uma avaliação mais global desse processo de reorganização regional de nossa federação.

5. Organização do Boicote ao ENADE; Como deliberado em Plenária Final do último ENEH, a FEMEH constrói em suas escolas o boicote ao ENADE. Esse ponto deve servir como uma forma de iniciarmos o processo de organização do boicote em nossas escolas, dividindo tarefas, e pensando no prosseguimento das
discussões.

6. ENEH 2011; O XXXI ENEH acontecerá entre os dias 23 e 30 de julho, em Florianópolis – SC. Esse ponto deve fechar as últimas questões relacionadas ao encontro política e organizativamente.

7. GT de Pagas; A FEMEH tem, historicamente, tido uma inserção bastante grande nas universidades públicas. Contudo, a construção do movimento estudantil de história nas pagas ainda é um desafio. Cientes de que é necessário que aprofundemos nossas formulações em torno da construção do ME nas pagas,
foi encaminhado no último CONEHI que o GT responsável por essa pauta (UCSAL) iria facilitar um espaço de formação que contribua para a continuidade dessa luta.

8. Cortes no orçamento da educação; Esse ponto deve debater um posicionamento da FEMEH frente aos recentes cortes que o governo Dilma imputou à educação – dos quais sentimos os reflexos em nosso dia-a-dia, bem como pensar ações conjuntas que possam contribuir no enfrentamento desses
ataques à educação.

9. Organizativo; Nesse ponto estão incluídas as questões de comunicação, finanças e articulação da FEMEH.

As informações acerca da estrutura do física  conselho – local, alimentação, etc, - serão em breve disponibilizadas pela escola sede.

Saudações!
Coordenação Geral da FEMEH.

Sem comentários:

Enviar um comentário